fbpx

Qual a motivação dos levitas?

Qual a motivação dos levitas?

Um dos erros mais recorrentes que podemos perceber nas igrejas evangélicas atualmente é a falta de consagração da equipe de louvor, cada vez mais preocupadas em formar grandes bandas, ou grandes equipes, optando, muitas vezes, por escolher seus participantes baseadas apenas na qualidade técnica e não no compromisso de cada um com o empenho de estar no centro da vontade de Deus. O louvor e adoração devem ser realizados com compromisso, se desejamos criar uma atmosfera de mover do Espírito de Deus em nossos ministérios.

Neste texto, vamos refletir sobre a formação da equipe de louvor. Igrejas grandes ou pequenas igrejas locais não podem sucumbir ao desejo de se tornarem igrejas de ‘referência’ na música gospel aceitando de tudo para alcançarem este objetivo.

A falta de preparo dos levitas pode ocasionar situações constrangedoras no grupo, e até levar fiéis ao desvio do caminho.

Louvor e Adoração e a música Gospel

Talvez, o crescimento da ‘indústria Gospel’ esteja motivando muitos fiéis a sonharem com a carreira de músico Gospel, o que não é nenhum problema, mas a maior motivação de um levita deve ser apenas louvar e adorar a Deus. Algumas igrejas também entram neste sonho e almejam formarem equipes de louvor com o propósito de gravarem CDs e participar de shows e eventos. O problema é quando este desejo tira de nós a vontade maior de louvar e adorar ao Criador.

O livro de João (capítulo 4, versículos 23 e 24) nos orienta a buscar a Deus em espírito e em verdade porque é isso o que Deus espera de nossa, este deve ser o propósito da vida do cristão, incluindo a equipe de louvor e do levita, individualmente.

Cantor ou adorador?

Sob um olhar mais radical, podemos dizer que colocam o desejo de ser cantor gospel acima do desejo de serem adoradores, e, o que é mais grave, alguns levitas utilizam o pretexto de querer ser adorador para justificar sua vontade de ser cantor. Seria como alguém se tornar pastor para que isso lhe sirva de sustento, de profissão; não por chamado, consagração ou sacrifício, mas pelo puro desejo de ter como profissão o “ser pastor”. Este tem sido o objetivo de muitas pessoas que entram para o louvor, ser reconhecido como bom músico.

Precisamos repensar o volume ensurdecedor do som da maioria das igrejas cristãs. O desejo maior dessas equipes é de serem ouvidas até mesmo fora da igreja, quando, o mais louvável seria manter o volume adequado apenas para que os fiéis consigam acompanhar o louvor, entrando em estado de louvor e adoração ao Eterno.

Levitas sem crescimento na Palavra

O ‘desespero’ das igrejas em formar grupos de louvor com boa qualidade técnica tem tirado a oportunidade dessas mesmas igrejas de formarem equipes de louvor de alta qualidade de adoração. Membros sem experiência com a Palavra rapidamente são levadas a participarem do louvor no culto porque são bons músicos. Talvez, poderiam, e devem, participar das reuniões, dos ensaios ou encontros, mas participar do culto de adoração ao Senhor é um tanto quanto precipitado para um membro de cinco, seis meses de igreja; alguém que mal sabe o que é trindade, Espírito Santo, que nunca fez um evangelismo.

Consequências da falta de consagração

A pior das consequências são cultos mornos, sem o mover do Espírito Santo. Pessoas que não se consagram antes do culto, mais preocupados com afinação e colocar a conversa em dia e que, por consequência, não conseguem levar a igreja a um patamar mais alto de louvor e adoração.

Imagine como seria o desafio em uma igreja se o líder de louvor escolhesse aleatoriamente membros da equipe para não mais participarem dos cultos por um longo período, algo como um ano ou mais. Com a finalidade de deixar essas pessoas adorarem ao Senhor junto com os demais membros, uma espécie de “detox” da vaidade. Seria isso uma ferida no orgulho? Seria um desafio à vaidade?

O propósito deste texto é levarmos a uma reflexão consciente sobre as motivações que nos levam a querer ser levitas. Queremos ser adoradores ou músicos? Para ser adorador não precisamos fazer parte da equipe de louvor nem ser músico gospel, basta sermos adoradores em espírito e em verdade, parece fácil, mas, acredite, é um grande desafio.

Outros textos interessantes sobre louvor e adoração a Deus:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *