fbpx

Evangelizar crianças é necessário?

Evangelizar crianças é necessário?

Com a modernidade e avanços de estudos e pesquisas, a igreja cristã foi percebendo a necessidade de se criar as classes infantis. É difícil encontrar uma igreja, hoje em dia, que não tenha um departamento infantil, mesmo pequenos ministérios planejam um dia ter um espaço direcionado às crianças. É mais que evidente que as igrejas precisam estar preparadas para oferecer um espaço adequado aos pequeninos. As vantagens para a igreja, as crianças e os pais são inúmeras.

  • Para os pais, é reconfortante saber que existe um local preparado e destinado para crianças, de acordo com idade de cada uma. Isso gera confiança no pai, pois ao ver que o local está estruturado, ele percebe que é melhor que seus filhos fiquem em um lugar assim do que ficar com eles no culto, onde não terão uma atividade apropriada e ainda podem atrapalhar os pais de prestarem atenção ao culto.
  • As crianças são favorecidas por espaço adequado, material direcionado e por ser atendidas por pessoas que se prepararam para aquilo. No departamento infantil as crianças terão acesso a uma lição em linguagem apropriada, com material visual e atividades voltadas para sua idade.
  • Preparar as crianças para conhecer a Palavra de Deus e para que cresçam conhecendo as importantes histórias bíblicas á a grande conquista da igreja com a implantação do departamento infantil.

Infelizmente alguns ainda relutam em criar um espaço dedicado às crianças, mas o que estudos recentes e a própria Bíblia nos mostra é justamente o contrário. O trabalho de evangelização de crianças deve ser tratado com responsabilidade e perseverança.

Se você tem vontade de trabalhar com crianças e quer dar aulas bíblicas infantil, mas acha que ainda não está preparado, leia mais dicas nestes textos também:

Idade que as pessoas se convertem

Em levantamento realizado em diversas igrejas, constatou-se que a maioria das pessoas se converte exatamente na fase infantil. Mesmo levando em conta as pessoas que se desviam, aquelas que conheceram a Palavra de Deus quando crianças são as que têm mais chances de voltarem para o corpo de Cristo.

Aproximadamente 1% dos cristãos se convertem até os 4 anos de idade. A maioria dos cristãos, cerca de 85%, se converte entre 4 e 14 anos de idade. Cerca de 10% das pessoas se convertem quando têm entre 15 e 30 anos. E apenas 4% se convertem aos 31 anos, ou mais. Dados da Apec (Aliança Pró Evangelização de Crianças).

Por muito tempo a evangelização de crianças foi menosprezada, mas não foi isso que Jesus ensinou – Mateus 18:10-14.

 que a Bíblia diz

Existem algumas passagens bíblicas sobre evangelização de crianças. Algumas pessoas se sentem constrangidas quando se fala em converter crianças, pois se sentem inseguras quanto ao futuro dessas crianças.

  • “De que adianta falar de Deus agora, depois eles se desviam”.
  • “As crianças não entendem a importância do assunto”.
  • “Essa crianças não tem jeito”.
  • “Não é meu papel ensinar a crianças, é dever dos pais”.

Na verdade muitos argumentos são desculpas para a pessoa que não quer evangelizar crianças, assim como se cria muitas desculpas para quem não quer sair para evangelizar adultos.

Uma das passagens mais conhecidas sobre a importância de ensinar a criança a andar no caminho certo está em Deuteronômio 11:18 a 21 e 4:9,10. Essas passagens nos ensinam que devemos ensinar nossos filhos e netos a andarem no caminho correto. É evidente que crianças que não aprendem a andar no caminho correto vão dar origem a uma geração sem limites e cheia de problemas. Sobre isso, podemos ler o livro de Salmo 78:1 a 8.

Uma passagem Bíblica sobre evangelização mais geral é o texto de Marcos 16:15, que diz que devemos pregar a toda criatura. Ora, sendo a criança uma criatura, ela pode sim ser evangelizada.

O livro de Reis também nos mostra que a Palavra de Deus deve ser conhecida por todos, dos menores aos maiores, 2 Reis 23:2. A criança deve ser estimulada a perguntar sobre Deus, seus feitos e tudo o que envolve nossa crença. No livro de Deuteronômio, podemos ler como isso era estimulado no povo judeu – Deuteronômio 6:20.

Criança precisa de salvação

Um ponto de extrema importância, mas que pouca gente se dá conta, é que a criança também é pecadora. Este é um assunto que já gerou muita polêmica. Ainda hoje há quem discorde.

Salmo capítulo 51 versículo 5 nos mostra que a criança precisa de salvação. Outros textos que reforçam a ideia de que todos somos pecadores, inclusive as crianças, são Romanos 5:12 e Romanos 3:23.

Por fim podemos ressaltar uma fala do próprio Jesus, quando disse que não é da vontade de Deus que nenhum dos pequeninos se perca. Ora daí subtende-se que os pequeninos podem se perder. Em Mateus 18:6 podemos ver que Jesus restringe sua palavra aos pequeninos que creem nele.

Não tenha medo de evangelizar crianças

Baseado nas Escrituras Sagradas, tome uma decisão e não deixe de evangelizar as crianças. Entregue toda sua ansiedade, medo e dúvidas ao Pai. Certamente, Ele lhe mostrará o que fazer.

 
Compartilhe

Um comentário em “Evangelizar crianças é necessário?

  1. Muito bom esse estudo sobre a importância do ministério infantil.
    Fui convidada pra falar sobre esse tema e achei esse na internet.
    Muito obrigada.
    Não tenho experiência em falar em público, mas quero exercitar e passar minhas experiências àqueles que querem entrar nesse ministério.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *