fbpx

Ensinando a mensagem da salvação às crianças

Ensinando a mensagem da salvação às crianças

Uma das ferramentas mais importantes para a evangelização de crianças é o ensino da mensagem da salvação. É através dela que a criança vai fixar em sua mente os ensinamentos básicos do cristianismo. No entanto, esta mensagem raramente é passada de forma rápida ou de uma só vez. Recomenda-se que a mensagem da salvação seja ‘diluída’ durante a história a ser ensinada, a lição do dia.

Uma importante ferramenta na evangelização e organização das igrejas é o departamento infantil. Cada vez mais presente nas principais igrejas cristãs, o departamento infantil, ou igreja infantil, deve funcionar como um auxílio no ensino das doutrinas cristãs e formação da família cristã. Além de oferecer um ensino direcionado às crianças, com linguagem e atividades próprias para cada idade, o departamento infantil também deve ser uma importante apoio aos pais que vão à igreja, pois muitos pais aproveitam melhor o culto quando não estão acompanhado de seus filhos, que muitas vezes tiram a atenção, choram, fazem perguntas ou ficam pedindo para ir embora. No entanto, as aulas do departamento infantil devem seguir algumas instruções técnicas e pedagógicas para funcionarem bem.

Para melhorar seu desempenho na Escola Bíblica Dominical, lei mais dicas para professores:

A lingaugem

Assim como todo material passado às crianças, a linguagem utilizada deve ser fácil, clara e curta. Mensagens e histórias delongas só irritam as crianças e as deixam ainda mais impacientes.

Outra técnica que deve ser utilizada é usar sempre frases no pessoal e singular. Exemplos de frases diretas:

  • “Jesus morreu por você”
  • “bater no seu irmão é errado”

Exemplos de frases que devem ser evitadas

  • “Jesus morreu por nós”
  • “Alguém que gosta de bater no irmão”

O que é a mensagem da salvação

A mensagem da salvação consiste em quatro pontos básicos. Repare, nas aulas disponíveis no site, que os quatro pontos são distribuídos pela história, o que ajuda a criança a entender importância da mensagem e na memorização da história. Cada ponto da história associada a um ponto básico da mensagem é melhor compreendida pela criança dentro do contexto da história por completo.

  1. O primeiro ponto importante da mensagem da salvação é a figura de Deus, criador de todas as coisas e justo e fiel. Conhecendo essas características do Criador, a criança deve entender o desenrolar da história, saber que o Eterno está no controle de todas as coisas e que Ele trata todos com justiça. Ao falar de Deus, o professor deve também ressaltar sua criação e como criou os homens para viverem com Ele, ao seu lado, para sempre. O versículo mais recomendado para citar, ao se falar dos atributos de Deus, é João 3:16.
  2. Em seguida, o item a ser tratado é o pecado, o qual nos afasta de Deus. Quando se fala do pecado, o professor deve explicar que pecado é tudo aquilo que falamos, pensamos ou fazemos que desagrada a Deus. Recomenda-se que os professores citem alguns exemplos e deixem um tempo para que as próprias crianças citem exemplos de pecados. O professor deve explicar que o pecado não nos permite participar da eternidade ao lado de Deus. Ao falar do pecado, o professor pode mencionar Romanos 3:23.
  3. O terceiro fator da mensagem da salvação é a figura de Jesus Cristo, mesmo nas histórias relativas ao Antigo Testamento, Jesus Cristo deve ser mencionado porque é ele quem pode nos tirar do pecado e nos oferecer a salvação. Jesus Cristo pode nos purificar de todo pecado e nos santificar, se realmente pedirmos isso a ele. Para falar de Jesus, o professor pode mencionar 1 João 1:7 ou João 1:12.
  4. Por fim, o último item da mensagem da salvação é o perdão, a purificação, dos pecados. O professor deve explicar que quando temos a verdadeira intenção de parar de pecar, e seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, nossos pecados são verdadeiramente perdoados, mas só Jesus pode nos perdoar. Nenhuma outra pessoa ou ritual tem este poder. Um versículo bíblico sobre a purificação dos pecados é João 3:36.


O livro sem palavras

Uma das técnicas mais utilizadas nas igrejas infantis de todo o Brasil, para transmitir a mensagem da salvação é o “livro sem palavras”. O livro sem palavras foi desenvolvido pelo reformador cristão Charles Spurgeon, e amplamente distribuído pela APEC (Associação pró evangelização de crianças), e se baseia nas cores para ensinar as crianças. É uma maneira fácil de aprender e ainda mais fácil de transmitir a mensagem da salvação.

Mesmo quem não tenha um ‘livro sem palavras’ original, pode improvisar um, pois basta utilizar as cores. Pode ser feito de feltro, pode ser feito como um chaveirinho, pode ser de cartolinas em forma de coração. Basta um pouco de criatividade. Aliás, em algumas aulas, o professor pode levar material e deixar que cada criança crie seu próprio livro sem palavras.

O livro sem palavras é dividido por cores, que remetem aos itens da mensagem da salvação.

  1. Amarelo (dourado): Simboliza o Céu, o lugar onde Deus está, e seu grande amor por nós. Fale sobre os atributos de Deus. João 3:16. Para ir à pagina preta diga o que não entra no Céu: o pecado
  2. Preto: A página preta representa o pecado. O pecado é tudo aquilo que pensamos, falamos ou fazemos QUE DESAGRADA DEUS. Dê exemplo de pecados que cometemos e deixe bem claro que todos nós pecamos. É normal ter pecado. Romanos 3:23. Para ir à próxima página diga o que pode nos livrar do pecado
  3. Vermelho: Nesta página falaremos de Jesus Cristo. Jesus foi o único que nunca pecou e morreu pelos pecados de todos nós. O único meio de limparmos nossos pecados é aceitando o sangue de Cristo. Hebreus 9:22 e 1 Corintios 15:3,4
  4. Branco: Representa o coração limpo do pecado. Com Cristo nosso coração fica limpo do pecado e temos certeza da salvação. Aqui o professor deve transmitir total confiança na salvação. João 1:12 e Hebreus 13:5b
  5. Verde: O verde deve ser associado com as plantas, que precisam crescer. Nós quando estamos com o coração limpo, devemos crescer para que não deixemos nosso coração ficar sujo de novo pelo pecado. Basicamente devemos orar, ler a bíblia, testemunhar e frequentar uma igreja. 1 João 1:9.

O apelo

Antes do apelo (pedir que as crianças aceitem a Jesus como Salvador) recapitule a necessidade de salvação (todos pecamos, ninguém merece morar com Deus) e qual o caminho para que sejamos salvos (receber Cristo como salvador e seguir seus ensinamentos). Peça que todos fechem os olhos e abaixem as cabeças, para que uma criança não vigie a outra, ou não tome uma decisão porque o colega também tomou. Peça um sinal com a mão e ore pela salvação delas.

Mesmo que a técnica do livro sem palavras não seja aplicada, seu conceito pode ser utilizado por ser fácil, curto e eficiente.

Livro para o ministério infantil

Você já sentiu que não que os outros professores são melhores que você?

Acho que todos do ministério infantil já sentiram isso. Por isso, resolvi escrever o livro Ministério Infantil não é Brincadeira.

Além de aprender superar nossas limitações , você vai poder refletir em questões como:

  • Como você pode superar o medo de dar aula
  • Como preparar uma aula sem saber criar recursos visuais
  • Como você deve se preparar para montar uma aula
  • Quais as diferenças das crianças por faixa etária
  • Qual a importância do Ministério Infantil

Confira, então o valor do livro físico e digital em cada portal de vendas:

  • E-book Kindle – R$ 19,90 clique aqui (melhor custo benefício)
  • Livro físico na editora Uiclap  – R$ 26,72 clique aqui (melhor preço de livro físico)
  • Livro Físico Amazon – R$ 33,75 – clique aqui
  • Livro Físico Mercado Livre – R$ 32,71 – clique aqui (PRONTA ENTREGA – ENVIO IMEDIATO)
 
Compartilhe

37 comentários sobre “Ensinando a mensagem da salvação às crianças

  1. A Paz ! Preciso de ajuda e orientações , pois fui convocada para ajudar no ministério infantil da igreja em que congrego. Aguardo um retorno.

     
    1. paz fui chamada para fazer parte do ministerio infantil da minha igreja, mais não sei muita coisa.
      gostaria muito de aprender a ensinar crianças.

       
  2. Olá a Paz !

    Sou responsável pelo ministério infantil onde congrego e Deus está mandando muitas crianças já temos 130 crianças por cultos e preciso muito da ajuda de vcs , para assim capacitarmos nossos professores e auxiliares . E também uma ajuda de como organizer uma EBF ( Escola Biblica de Férias ) Tema : Conectados com Cristo .

     
  3. graça e paz a Apec distribui o livro sem palavras mas quem criou foi o reformador cristao Charles Haddon Spurgeon conhecido como Principe dos Pregadores só falei porque acho interessante saber a fonte de tudo.Paz

     
  4. Amei o projeto, gostaria de receber um material pedagógico voltado para a evangelização infantil, para promover um encontro em minha cidade com professores e missionários que desejam evangelizar criança, Grata e a paz do Senhor!

     
  5. oi meu nome é Jussara sou Diaconisa na igreja que congrego e fui separada pelo meu Pastor para ficar na liderança das crianças e também dou aulas juntamente com as outras professoras,não tenho muita experiencia na área mas sei, que se Deus me deu esse cargo ele vai me capacitar.Gostaria de algumas idéias e também alguns esboço de aulas preparadas.pois a maioria das professoras trabalha fora e quase não tem tempo e com as aulas preparadas fica mais fácil p elas agradeço desde já.Deus Abênçoe

     
  6. A paz do senhor na minha igreja não tem ministério infantil
    Mas Deus colocou em meu coração pra fazer já conversei com o pastor
    Mas não temos recursos
    GOSTARIA DE SER ORIENTADA e receber dicas….

     
    1. Aprendi no curso teológico q crianças são o presente da igreja….pq é nelas q devemos dedicar trabalho constante d ensino.
      Estou a seis anos dando aula na EBI e sou coordenadora a dois anos do ministério infantil na mha igreja. Sou aprendiz d Cristo.. Ele é o maior evangelista d Crianças.
      Mas estou a disposição p ajudar a quem precisar

       
  7. A paz do senhor trabalho com crianças maternal na minha igreja e gostaria de ajuda para trabalhar com eles sobre o plano da salvação (atividades para colorir, histórias, brinquedos pedagógico…) obrigado aguardo a ajuda de vcs..

     
  8. Mto importante dedicar se ao ensino cristão infantil.
    O livro sem palavras abre janelas imensas p a evangelização.
    Atravéz dele eu já criei visuais em Eva q foram mto úteis em ministração d evengelismo em lares e culto ao ar livre no bairro.
    A bíblia do líder infantil com tem o encarte no início comas cores da salvação..as crianças sempre ficam atentas qua do uso no apelo e aulas..mha igreja esta organizando p outubro um encontro d crianças com Deus. Com certeza as cores da salvação será foco.
    Mas estou precisando d material sobre o tema conectados com Deus…q engloba visuais d símbolos das redes sociais se alguém poder me ajudar agradeço eu tinha tido arquivo mas perdi
    Shalom Adonai

     
  9. Graça e Paz,

    Fui chamada para ministrar à crianças que frequentemente falam sobre morte (MATAR ALGUÉM) e Suicídio, gostaria de um apoio de como lidar com esses dois temas na perspectiva cristã, se alguém puder me dar ideias agradeço.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *